Fazendo a unha no Japão

24/07/2014

por | BELEZA

Esqueça os salões cheios, barulhentos, com um monte de mulher falando sem parar, pilhas de revistas… O salão de manicure Kolmio+LIM, localizado em Osaka, terceira maior cidade do Japão, promete uma experiência bem diferente. O LIM do nome é para “less is more” e as fotos desta página traduzem a frase à risca (kolmio significa triângulo em finlandês). 

O Kolmio é um espaço minimalista e aparentemente tranquilo criado pela designer Yusuke Seki. O projeto teve início na cartela de cores, trabalha com tons da pele e das unhas. Muita luz natural completa o ambiente, que também conta com três espelhos, três cadeiras  e três banquinhos alocados de forma a compor o triângulo do nome. Simplicidade e bom gosto ao melhor modo japonês. #Ficaadica

©Reprodução Takumi Otaphoto 

©Reprodução Takumi Otaphoto

©Reprodução Takumi Otaphoto

©Reprodução Takumi Otaphoto

©Reprodução Takumi Otaphoto 

©Reprodução Takumi Otaphoto

©Reprodução Takumi Otaphoto

Tags:

Game of Thrones

30/08/2013

por | BELEZA

Sansa Stark: apesar de ser um coração inocente, Sansa Stark está sempre tentando copiar os estilos complexos e fashionistas de King’s Landing. 1. Divida seu cabelo no meio; 2. Separe uma mecha de cerca de cinco centímetros em cada um dos lados; 3. Trance uma das mechas até o fim; 4. Trance a segunda mecha; 5. Trance os finais das duas tranças de forma que elas virem uma coisa só; 6. Enrole os cabelos soltos e aplique spray de cabelo. Pronto! ©Reprodução

Game of Thrones”, seriado baseado nos livros de George R. R. Martin, entra em sua quarta temporada no próximo ano. Ao misturar elementos medievais, inclusive em termos de beleza e figurino, ao realismo fantástico onde existem dragões e lobos gigantes, o programa cativou milhões de aficionados, vide toda a equipe do FFW.

O site “Fashionably Geek” replicou neste mês tutoriais ilustrados dos penteados de cinco personagens femininas importantes de “Game of Thrones”: Daenerys Targaryen; Sansa Stark; Cersei Lannister; Margaery Tyrell e Melisandre. A maioria é bem fácil, para fazê-los basta ter por perto elásticos, grampos e spray fixador, além de um pouco de paciência, claro. Veja abaixo e nos diga qual seu preferido.

Daenerys Targaryen, Khaleesi e Mãe dos Dragões, liberta escravos em sua marcha em direção a Westeros e dá seu próprio toque ao penteado real de duas mechas. 1. Pegue uma mecha larga de cabelo do topo de cada lado da cabeça e faça uma trança holandesa para trás; 2. A trança holandesa é igual a uma trança francesa, exceto que cada mecha do cabelo é trançada por baixo em vez de por cima; 3. Junte as tranças em um rabo de cavalo na parte de trás da cabeça; 4. Pegue outra mecha de cada lado e faça uma trança holandesa para trás; 5. Novamente, junte as tranças e inclua o rabo das tranças superiores; 6. Deixe o resto do cabelo liso e solto. Pronto! ©Reprodução

Cersei Lannister: como rainha conivente de Westeros, Cersei Lannister tem que ter um penteado magnífico para combinar. 1. Separe uma porção de cabelo na parte de trás da cabeça e, a partir da metade de baixo, comece a trançar; 2. Pegue uma pequena mecha do topo de cada lado da cabeça e torça-a para fora; 3. Junte os pedaços torcidos em um rabo de cavalo que fique sobre a trança maior; 4. Pegue uma mecha mais larga de cabelo na altura de cada têmpora e trance-a (em paralelo à trança de cima); 5. Combine o rabo de cavalo e as duas tranças laterais e faça uma única trança; 6. Dê uma amassada no restante de cabelo solto e aplique spray de cabelo para segurar. Pronto! ©Reprodução

Margaery Tyrell é a ambiciosa nova futura rainha, e ela faz seu cabelo de forma elegante, mas mais simples que Cersei: o penteado do povo. 1. Trance o cabelo parcialmente úmido e deixe assim durante a noite; 2. Solte as tranças com cuidado; 3. Pegue uma mecha do topo superior de um lado do cabelo, torça para fora até a parte traseira da cabeça e prenda-a no lugar; 4. Pegue uma mecha lateral mais larga na altura da têmpora e torça para trás, prendendo-a em paralelo à mecha de baixo; 5. Junte as duas seções em um rabo de cavalo ou trança e use spray de cabelo para dar um volume na frente; 6. Repita no outro lado. Pronto! ©Reprodução

Melisandre: o cabelo de Melisandre é tão ardente quanto o seu Senhor da Luz, então ela não precisa de um estilo extravagante para brilhar, mas seu cabelo semi preso ainda é digno de uma Lady. 1. Parta o cabelo no meio; 2. Separe a parte da frente do cabelo, que vai permanecer solta; 3. Atrás, separe mechas de cabelo acima das orelhas, junte-as no meio e faça uma trança única; 4. Torça a trança em um coque e prenda; 5. Para volume extra, separe mais mechas e enrole-as ao redor do coque; 6. Dê uma amassada no cabelo solto para um look ondulado. Pronto! ©Reprodução

P.S.: por falar em clima em “Game of Thrones”, o empresário Sean Parker, co-fundador do Napster, casou recentemente com a cantora e compositora Alexandra Lenas em uma cerimónia que mais parecia saída da Terra Média, que é onde se passa “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, ambos escritos por J. R. R. Tolkien (veja aqui).

FFW no Liceu de Maquiagem

24/07/2013

por | BELEZA

Vito Mariella, professor e sócio do Liceu de Maquiagem, fala sobre a aplicação correta do delineador ©Ricardo Toscani

Na sexta-feira passada (12.07), o FFW foi experimentar uma aula do Liceu de Maquiagem. Se você nunca ouviu falar, o lugar é uma casinha super convidativa e bem decorada na Consolação, em São Paulo, idealizada pelos sócios e professores Vanessa Rozan e Vito Mariella. Além de cursos profissionalizantes e de auto maquiagem, oferece também serviços de salão como corte, penteados, reflexos, colorações e dias especiais para noivas.

A aula que fizemos chama-se Dolce Diva, uma mistura de “Dolce Vita” (o filme mesmo) com Marilyn Monroe, como o próprio Liceu descreve. Isso porque o foco é ensinar dois ícones estéticos que remetem ao nome do curso: o delineador gatinho e a boca vermelha perfeitos. O olho é o primeiro passo — porque se você errar e tiver que corrigir, pelo menos não precisa estragar a pele. Antes de começar o delineador, aplique uma sombra nude com brilho em toda a pálpebra móvel e lápis bege na linha d’água. E pode começar.

Vito Mariella ensina como ver se o delineador ficou perfeito ©Ricardo Toscani

A melhor dica para um delineador perfeito: prática. Mas os quatro passos que Vito ensinou na aula ajudam. São eles:

1) com um pincel fino, faça um traço “rascunho” desde o final do olho até onde você quer que o delineador termine.

2) da metade do olho para fora, encontre esse traço no final do olho.

3) complete o traço desde o início do olho até meio (onde começou o anterior)

4) continue o traço feito no passo 2 para ele encontrar o final do rascunho que fez no passo 1 e preencha.

O desenho que explica os quatro passos da aplicação do delineador ©FFW

Lembre-se de que quanto mais grosso ficar o delineador, mais aberto fica o olho. Outra dica para ter em mente é que o pincel a 90º faz um traço fininho, enquanto que deitado faz mais grosso. Para ver se o delineador ficou perfeito, incline a cabeça para trás e veja se ficou reto. Se sim, parabéns, se não, lembre-se de que a prática é o segredo do negócio e tente de novo. No final, aplique máscara de cílios.

Faça a pele aplicando creme hidratante com o pincel de base. Aplique a base (“a  ideal para você é aquela que se funde no rosto quando você passa com o pincel”, explica Vito), corrija a zona escura dos olhos aplicando o corretivo com um pincel fofo e aplique o blush – com moderação, nas maçãs do rosto. Coloque pó só na zona T; s o resto do rosto brilhar, tudo bem, dá “cara de saudável”, explicou o maquiador.

Aplicando o batom ©Ricardo Toscani

Pele feita, passamos para o passo que parecia o mais simples: a boca vermelha. Comece escolhendo a cor do batom e do lápis de boca, que devem ser do mesmo tom. Com os lábios esticados, aplique o lápis no contorno, sempre de fora para dentro, encontrando os dois traços no meio e corrigindo o necessário. Se você nunca aplicou lápis de boca, acredite, não é tarefa fácil. O traço pode ficar torto (provavelmente vai) e você pode ter que refazer várias vezes. Preencha se quiser dar uma cor extra. Com um pincel de boca, aplique o batom também de fora para o centro e sempre dentro dos domínios do lápis. “Ah, nossa, ficou ótimo!”, falei no fim da tarefa. “Então se prepara, porque vai ficar ainda melhor. Vai ficar perfeito”, responde Vito. Coloque um pouco de corretivo na mão, pegue um pincel durinho (tipo o de base, mas menor) e contorne toda a boca com o corretivo. Et voilá, a técnica para a boca vermelha perfeita.

Corrigindo a boca, uma tarefa difícil ©Ricardo Toscani

Se não conseguir um resultado perfeito na primeira vez, não desanime. Pratique bastante e, acima de tudo, divirta-se!

As próximas aulas Dolce Diva acontecem nos dias 25.07 e 01.08, das 19h às 21h, no Liceu de Maquiagem – Rua Pedro Taques, 110, em São Paulo. Consulte o site do Liceu para mais informações. 

No Instagram

19/06/2012

por | BELEZA, COMPORTAMENTO, MODA

Adriana Degreas

Mais uma vez contamos com a colaboração do nosso insider @betosiqueira nesta temporada Verão 2012/2013 do SPFW. Durante a semana ele percorreu corredores, backstages e salas de desfile, informando em tempo real tudo que acontece nos bastidores da Bienal e você nem imagina. Vinte e quatro horas grudado no seu celular, ele postou belas imagens postadas no Instagram do @portalffw, onde podemos conferir sa visão mais poética do evento, com suas personalidades, particularidades e belezas. Se perdeu alguma coisa, este post vai te dar um panorama do que aconteceu por aqui, mas siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe, sempre de perto, todas as novidades!

Adriana Degreas

 

André Lima

 

Ellus

 

Ellus

 

Ronaldo Fraga

 

Rolando Fraga

 

Backstage

 

Daiane Conterato

 

Alicia Kuczman

 

R.Rosner

 

Alexandre Herchcovitch

 

Alexandre Herchcovitch

 

Marta Ceribelli

 

Forum

 

Vitorino Campos

 

Oskar Metsavaht

 

Osklen

 

Gloria Coelho e Paulo Borges

 

Gloria Coelho

 

Backstage Gloria Coelho

 

Backstage

 

Redação FFW

O direito à beleza

31/05/2012

por | BELEZA

por Juliana Lopes, de Milão

Observo o andamento das maquiagens no backstage do desfile. Alguns fotógrafos que se movimentam. Barulho de secador de cabelo, mil cores de sombras e batons, que se espalham pela mesa. Chego perto de uma das modelos que pede para eu ajudá-la a se vestir. A saia de veludo preta, uma peça de inverno desenhada e confeccionada um estudante da NABA, escola de moda de renome em Milão, tem um caimento impecável na moça. “Esse saia contorna bem meu corpo, adorei”, me conta. Até aí tudo parece bem comum, não fosse o fato da moça ser cega. O evento, “Lanormalità dela Bellezza” (em italiano funciona como um jogo de palavras entre normalidade e anormalidade da beleza), foi criado pela associação italiana Atlha, que organiza turismo e eventos culturais para pessoas com deficiências. Curiosamente, entre alguns apoiadores famosos, o Atlha recebeu durante anos doações e participações da modelo Naomi Campbell (que doou furgões específicos para transportar cadeiras de rodas).

Modelo cega se prepara para entrar na passarela com look cedido pela NABA, importante escola de moda de Milão ©Juliana Lopes

O desfile aconteceu na manhã do sábado passado, 26 de maio, em plena Fiera Rho, mesmo complexo de prédios high tech que hospeda o Salão do Móvel. A estrutura foi oferecida gratuitamente. Todos os maquiadores, cabeleireiros, fotógrafos, stylists, estilistas e outros tipos de assistentes trabalharam de graça. O governo de São Paulo (sim!!!) também foi convidado. Para quem não sabe, existe um projeto que se chama Moda Inclusiva, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É um dos projetos pioneiros no setor. A gestora do projeto, Daniela Auler, que trabalha para a secretária Linamara Rizzo Battistella, trouxe para Milão looks confeccionados no Brasil com particularidades técnicas para pessoas com deficiências físicas. Sapatos com sola em braile, por exemplo. Essas roupas já haviam sido desfiladas em São Paulo, no ano passado, no Museu da Casa Brasileira. E foram, agora, recebidas com admiração pela capital da moda italiana. Os looks brasileiros eram os mais pesquisados para essas necessidades. Ponto pra nós, Brasil!

Arara do desfile em Milão mostra vestido desenhado e confeccionado no Brasil para meninas cegas. Os apliques em flores estimulam o toque. ©Juliana Lopes

Pessoas que geralmente participam dos desfiles da Milano Moda Donna passaram por ali, ajudando a vestir, maquiar, voluntariamente. Para, simplesmente, proporcionar a pessoas com diferentes deficiências a empolgante experiência do mundo da moda. Porque se grande parte da sociedade está completamente distante do necessário para subir numa passarela, imagine para quem tem deficiência, como a distância aumenta!

Clara Maroli, 28 anos, levanta da cadeira de rodas para mostrar look desenhado na Italia. O desfile foi organizado em prol do direito à beleza para pessoas com deficiência ©Juliana Lopes

A moda e a perfeição

Existem motivos justificáveis para que a moda pregue a perfeição. A moda trabalha pra gente sonhar com mundos fantasiosos. Moda é ficção! É utopia. Um editorial é como se fosse um filme. Equipes preparadas suam para criar esses mundos impossíveis. Como no cinema! Quem nunca sonhou em ser estrela de algum filme, sobrevivendo a uma tragédia ao lado de um galã, e todos esses deliciosos clichês que povoam nossa imaginação? O sonho da moda também é inatingível inclusive para Kate Moss: compare as fotos dela dentro e fora de um desfile ou editorial. Uma coisa é ver as top models sob a luz dos holofotes, a música perfeita, o stylist perfeito, a maquiagem e tudo o mais! Outra coisa é ver Kate passeando na pracinha com a filha. Continua linda, mas aquele glamour da moda já era.

Modelo que sofreu acidente de trabalho combina prótese com vestido, para entrar na passarela ©Juliana Lopes

É sabido, no entanto, que a perfeição da moda cria algumas loucurinhas. Tipo a menina que não quer comer mais. A senhora que exagera nas plásticas. E por aí vai. Por isso, para lembrar de vez em quando que existe todo um outro mundo que não aquele perfeito, é preciso parar pra refletir. Como Franca Sozzani, da “Vogue” Italia, que fez uma capa com modelos plus size, exibindo gordurinhas. Como o Atlha, a associação milanesa que organizou esse casting improvável para lembrar que nem todas as pessoas têm dois braços, duas pernas, olhos que enxergam, etc (só no Brasil, 45,6 milhões). Mas que elas desejam, como todas as outras, sentirem-se belas. Num evento assim descobri como o mundo da moda pode ser generoso, emprestando seus brilhos para quem geralmente se acha muito distante deles. Isso sim me pareceu perfeição.

Maquiadora prepara Mathilde Pocaterra, 8 anos, para entrar na passarela ©Juliana Lopes

Maquiada e penteada, Mathilde aguarda na fila para desfilar com sua cadeira de rodas elétrica super veloz ©Juliana Lopes

Maquiadora prepara modelo que sofreu acidente de trabalho para entrar na passarela em Milão ©Juliana Lopes

Após o desfile de Moda Inclusiva, garotas com deficiência são maquiadas e penteadas por makeup artists e hairstylists que trabalharam como voluntários no evento em Milão ©Juliana Lopes

Trendsetters #6

24/01/2012

por | BELEZA, COMPORTAMENTO, LIFESTYLE, MODA

via @felipeabe

Sempre teve vontade de acompanhar de perto a correria de um editor importante durante as semanas de moda oficiais? Quer ver o tênis que o stylist mais legal da temporada escolheu? Está curioso pra enxergar os detalhes de quem circula pelos bastidores?

Ao longo desta semana, seguiremos algumas das personas de peso durante o São Paulo Fashion Week, pelas lentes do fotógrafo Felipe Abe, que mostra o dia-a-dia de alguns fashionistas em imagens poéticas que revelam a pluralidade de gostos e a busca de algo que todos querem encontrar: um estilo próprio. Nesta edição, conheça melhor o estilo de Yvan Rodic (“@facehunter”), Gloria Kalil (Chic), Suzana Barbosa (“Elle”), Erika Palomino (“L’Officiel”) , Lilian Pacce (GNT Fashion), Costanza Pascolato e Maria Prata (“Harper’s Bazaar”)

Veja o que os trendsetters usaram no primeiro, segundoterceiroquarto e quinto dia de SPFW.


©Fotos: Felipe Abe // ©Edição: Pedro Lindenberg

#TrendingTopics: Make up for life

20/01/2012

por | BELEZA, CULTURA POP, FOTOGRAFIA

Via @felipeabe @betosiqueira

O SPFW está de volta em temporada Inverno 2012 e o #TrendingTopics volta com tudo. Felipe Abe continua com seu trabalho de traduzir em imagens a movimentação na Bienal. Junto com seu partner in crime Beto Siqueira, ele corre atrás de imagens pautadas diariamente por um tema abstrato: moda, comportamento, sensações e curiosidades aparecem por aqui.

O que mais se vê por aqui, além de modelos, são modelos maquiadas! Elas correm de um desfile para outro, trocam de make 10 vezes ao dia. Entre o público passante do evento, o lounge do O Boticário, que oferece maquiagem, está entre os mais disputados. Inspirados nas paletas de cores dos artistas da beleza, surgem nossas fotos do segundo dia de SPFW:

©Foto: Felipe Abe // ©Edição: Pedro Lindenberg

Ayurveda!

01/11/2011

por | BELEZA

txaiO spa Shamash ©Divulgação

Há alguns anos eu fui ao Txai (um hotel em Itacaré) fazer uma matéria para a “Vogue”.  A beleza do lugar, na beira de uma daquelas praias infinitas e vazias do sul da Bahia, é de fazer sonhar.

Mas a maior lembrança que eu tenho desses dias é a de uma massagem Ayurvedica que fiz com a Helena, dona do spa Shamash e grande mestra.

Foi uma experiência inesquecível, porque, além de a massagem mexer com todas as nossas emoções e abrir uma porta para liberar as energias paradas, ainda tinha o visual: alto de um morro, de frente pro mar. A brisa entrando pela janela… Depois de quase uma hora e meia e eu completamente ayurvedizada, Helena levantou minha cabeça e pediu para eu abrir os olhos. Naquela hora, vi a paisagem com olhos virgens, como se tivesse vendo o mar pela primeira vez já adulta.

txai praia

Dessas mágicas que a Ayurvédica faz com a gente. Bom, escrevo esse post porque descobri uma discípula da Helena aqui perto da redação, no Itaim. Maylana é uma jovem baiana de 27 anos e que pratica esse tipo de massagem desde os 18. Aprendeu tudo com Helena, ficou seis anos no Shamash e agora está em SP, a um clique do telefone!

Hoje, em vez de almoçar, fui lá receber essa benção. Saí quase que meio chapada, limpa, nova, com o olhar leve. Sintonia perfeita para entrar no feriado, mesmo que curto, no clima certo.

Para quem nunca fez, a massagem ayurvedica é uma das técnicas mais antigas (e gostosas) para equilibrar nosso corpo e nossa mente. É relaxante, purificante e age no bem-estar físico, emocional e energético. Além disso, ela melhora a pele, desintoxica o organismo e reequilibra os chakras. Vale, viu?

Agendamento

Dona Graça

11- 2373 0421

R. Galeno de Revoredo, 95, Itaim Bibi

R$ 150

Hannelore Knuts e as 365 camadas de maquiagem para o Nowness

04/07/2011

por | ARTE, BELEZA

Lernert & Sander: Natural Beauty on Nowness.com.

O beauty artist Ferry van der Nat e sua assistente Vanessa Chan usaram nada menos que sete potes de base, duas de blush, três tubos de gloss e dois estojos de sombra, um total de 228 miligramas no rosto da modelo Hannelore Knuts, em 9 horas de filmagem. O resultado final é maravilhoso. Todos os produtos usados no vídeo são da marca Ellis Faas.

Imagem1Imagem2Imagem3Imagem4Imagem5

Jéssica Pauletto e seus registros de backstage, impressões e modelices

Via @cotelgramps

Quem transitou pelo backstage do MMI durante esses corridos dias de desfile pôde perceber uma linda mulher em porte de uma poderosa 50D Canon. Trata-se da ariana Jéssica Pauletto que, entre um desfile e outro, registra suas impressões e percepções sobre o backstage _ mundo descortinado por detrás da gl2011/10/4499_amour das passarelas _.

2011/10/4499_amo

“Gosto de portraits, de fotógrafos retratistas, mas não saberia delimitar meu interesse ainda. Por enquanto, estou aqui entre meninas lindas e aproveito para fazer umas fotos de backstage”, comenta.

Descoberta aos 13 anos por um scouter enquanto passeava pelo shopping de Bento Gonçalves _ interior do Rio Grande do Sul _, e há sete realizando trabalhos como modelo, Jéssica agora envereda pelo estudo de fotografia na Escola de Arte Panamericana. “Sempre me interessei muito por arte, e fotografava com hobby. Recebia muitos elogios de fotógrafos pelas imagens, então resolvi me aprofundar no assunto e quero transformar o hobby em profissão”, completa a fotógrafa.

Por gosto pessoal, revela se interessar pela mistura de arte com moda e suas principais inspirações em fotografia de moda são Paolo Rovesi, além de Bresson e Brassai _ cuja nostalgia impressa na foto lhe agrada _. Questionada sobre o valor de uma fotografia, o que ela agrega ou pode representar, sem rodeios, responde entusiástica: “Fotografando podemos ter um momento retratado para a eternidade, esse é o valor de uma fotografia”.

À convite da FFW, Jéssica expõe aqui sua percepção do MMI impressa naquilo que fotografou, eternizando o evento.  Mais do seu trabalho como fotógrafa pode ser encontrado também no seu flickr.

2011/10/4450_Salvador2_2909_0048

2011/10/4436_Salvador_2809_00082011/10/4437_Salvador_2809_00142011/10/4438_Salvador_2809_00152011/10/4439_Salvador_2809_00222011/10/4440_Salvador_2809_00392011/10/4441_Salvador2_2909_00052011/10/4442_Salvador2_2909_00062011/10/4443_Salvador2_2909_00082011/10/4444_Salvador2_2909_00152011/10/4445_Salvador2_2909_00172011/10/4446_Salvador2_2909_00222011/10/4447_Salvador2_2909_0024