O stylist fotografado por Ezra Petrônio, com look Givenchy, na última edição da Self Service © Reprodução
Panos Yiapanis é um dos stylists mais requisitados dessa nova geração, com um estilo marcante, sempre cheio de referências, e imagens fortes. Grego, começou trabalhando com Corinne Day (a fotógrafa que descobriu Kate Moss), depois engatou uma parceria de sucesso com Steven Klein com quem fez trabalhos épicos (como o ensaio One’s Real Life is Often The Life That One Does Not Lead, da Arena Homme +, publicado em 2008) , Inez vans Lansweerde & Vinoodh Matadin, entre outros.
Instalação criada pelo stylist e fotografada pela amiga, parceira e fotógrafa Corinne Day para a i-D © Reprodução
Mas lendo a entrevista (muito honesta!) que ele deu pra primeira edição da revista Industrie, deu pra perceber que ele anda meio incomodado com o mundo da moda e com todo o circo que envolve o metier. Exemplo: ele crítica o fato dos seus amigos stylists e editores deixarem os looks que eles usam na primeira fila dos desfiles serem mais importantes do que seus trabalhos nas revistas e campanhas.
Em outra parte da entrevista, ele fala sobre a stylist Melanie Ward, que não recebe o reconhecimento devido por conta de sua trabalho junto com Helmut Lang.
Modelo com look inteiro Givenchy, marca onde Panos presta consultoria desde antes de Ricardo Tisci assumir a direção. A foto é da última Arena Homme + © Reprodução
Além de tudo isso, ele desabafa falando que o dinheiro engessou a criatividade do mundo da moda e que essa recessão lá fora, serviu como desculpa para algumas revistas deixarem de ousar. Nas campanhas, ele crítica a importância de ter que sempre aparecer o produto e os detalhes da peça e cita uma campanha antiga da Jil Sander com a Guinevere, metade do seu rosto cortado fora e nenhum produto. Ele anda muito desapontado.
2011/10/2382_Eniko Mihalik em foto de Inez vans Lasweerde & Vinoodh Matadin para a VMAN © Reprodução
A parte mais triste: o prazo de validade. Panos avisa que seu trabalho como stylist está perto do fim e tudo que ele tinha que comunicar através de imagens já foi feito. Ele conta que está se aventurando pela fotografia, clicando algumas coisas, “pra entender esse universo” depois de tanto tempo trabalhando com fotógrafos.
No tópico que eu encontrei essa entrevista completa dele, vi que rolava uma discussão sobre o Panos ter assumido o styling da Lady Gaga no clipe de Alejandro, com direção de Steven Klein. Nicola Formichetti continua cuidando da popstar, mas ele com certeza se inspirou na estética que Panos criou para Klein ao longo desses anos, para criar a imagem do clipe. Para quem tem alguma dúvida disso, clique aqui e descubra de onde saiu a estética Alejandro.
Acima, resultado da parceria Yipanis + Klein em ensaio para a VMAN © Reprodução
Uma das coisas interessantes dessa entrevista, é quando ele desabafa dizendo que não consegue fazer uma imagem inspirada nos anos 70 ou 60, ele precisa buscar dentro do próprio universo as referências para seus trabalhos e que isso pode ser um problema as vezes. A entrevista tem várias páginas e muita coisa boa. Para os interessados, dá pra clicar aqui e ser feliz lendo os scans.
Panos em ação com uma de suas assistentes no backstage do último desfile masculino de Roberto Cavalli © Reprodução
Em parceria com Terry Richardson para a Arena Homme + © Reprodução