FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Raf Simons / Hedi Slimane
    Raf Simons / Hedi Slimane
    POR Camila Yahn

    Hedi Slimane e Raf Simons esquentam (mais ainda) a temporada de Paris ©Reprodução

    Todos comentam, mas nem precisa. Qualquer pessoa que acompanha a moda mais de perto sabe que esta é uma temporada especial. O motivo é a estreia de dois grandes diretores criativos à frente das casas mais tradicionais da moda francesa, Dior e Saint Laurent Paris.

    Mais de um ano após a demissão de John Galliano, Raf Simons entra em cena para revitalizar a marca e reconstruir a relação de confiança com as consumidoras que ficou um tanto perdida após a entrada de Bill Gayten, ex-assistente de Galliano, na direção criativa . Já o fotógrafo e ex-Dior Homme Hedi Slimane ficou com o lugar de Stefano Pilati, que parecia estar na berlinda fazia algum tempo (e que assumiu a Zegna recentemente).

    Delicadeza, minimalismo e corte impecável: a última coleção de Raf Simons para a Jil Sander ©ImaxTREE

    O masculino skinny proposto por Slimane na Dior ©Reprodução

    Raf é belga; Hedi é francês. Ambos têm 44 anos e encaram o mesmo desafio no mesmo momento: revitalizar e rejuvenescer as marcas, trazer ar fresco e criar uma conexão com seus consumidores.

    Outros pontos em comum: ambos começaram com marcas masculinas, têm apelo entre os jovens, são idolatrados pelo mainstream e pelo indie, e ainda dividem um gosto por uma estética minimalista, com rigor nas formas e na construção das roupas.

    Raf é mais delicado, Hedi mais frio. Suas coleções para a Dior Homme, de certa forma, revolucionaram o guarda-roupa masculino com roupas skinny para homens e estética influenciada por artistas e bandas de rock. Os homens usaram gravatas fininhas e calças justas bem antes de Slimane aparecer, mas o fato é que ele trouxe um frescor na hora certa, com o approach certo.

    Agora o desafio ao entrar no universo feminino é unir sua bagagem estética com a história da YSL, que também não é muito estranha aos conceitos da androginia. Uma olhada em suas fotos, sempre em preto e branco, pode dar algumas dicas de como ele enxerga a mulher. Sua ligação com a música também deve permanecer em sua trajetória pela Saint Laurent. A primeira foto da campanha masculina traz o músico Christopher Owens em vez de um modelo, seguindo a mesma linha de seu amigo Nicola Formichetti na Mugler, que tem Lady Gaga como uma embaixadora informal.

    A coleção de alta-costura da Dior, a primeira sob direção criativa de Raf Simons: mergulho na herança da marca ©ImaxTREE

    Espera-se que ambos estilistas olhem para o legado das marcas, respeitando seus códigos e tradições, porém sem se prender somente a eles. Na última temporada de alta-costura, Raf Simons mergulhou na história de Christian Dior e apresentou uma coleção-homenagem, que flertava também com seu último desfile para a Jil Sander. Agora que já mostrou um respeito pela história da Dior, Raf fica mais livre para o prêt-à-pôrter, e para poder ser ele mesmo, mais Raf do que Christian. Galliano então, nem pensar.

    Em tempo: o desfile da Dior acontece nesta sexta, às 9h30, com transmissão ao vivo pelo site live.dior.com; Saint Laurent desfila na segunda, às 15h, ambos horários de Brasília.

    + Acompanhe aqui a temporada de Paris Verão 2013

    + Saiba mais sobre a história de Raf Simons

    + Veja a primeira coleção de Simons para a Dior, na temporada de Alta Costura Inverno 2012

    + Relembre o caso Galliano e seus desdobramentos

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!