FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pensata da Palô #4: a insustentável leveza do ser
    Pensata da Palô #4: a insustentável leveza do ser
    POR

    Há um inimigo mais perigoso do que o produtor de casting de desfiles para a autoestima das mulheres normais (ou seja: aquelas que não trabalham com moda). Nao é o espelho, nem o McDonald’s, mas o Photoshop.

    O assunto das modelos magras demais nas passarelas dá pano para muitas mangas, porém nesta pensata de hoje eu gostaria de me concentrar no trabalho de editores de arte, de fotografia e tratadores de imagem de todo o mundo, que contribuem e muito para o baixo astral geral.

    Ao ver esta ou aquela celebridade ou modelo numa revista, o primeiro feeling é o da autodepreciação. Nossa, eu nunca vou conseguir ter:

    a) esta pele

    b) este corpo

    c) estas roupas

    Estou mentindo?

    Que atire a primeira pedra a mulher, e agora incluo as que trabalham com moda, que veem uma imagem de revista e pensam (antes de se sentirem péssimas) que aquela imagem passou por pós-produçao?

    2011/10/1257_demi-moore-wA atriz Demi Moore na capa da “W” de dezembro de 2009: rumores falam sobre uma dublê de corpo (e muito Photoshop) nas fotos © Divulgação

    Quem é da indústria sabe que temos que “consertar” probleminhas de pele, dentes, cabelo, pernas e por aí vai quando nos chegam fotos que, se publicadas, nao despertariam desejo, cobiça e muito menos luxo e luxúria.

    O limite deveria ser o do bom senso, e não o rol de Photoshop disasters de mulheres sem umbigo ou sem axilas que a Internet coleciona. Sem falar em séries de “antes e depois” que pipocam por aí (Madonna e Jesus na “W”?). E pra não ficar apenas no universo feminino, quem se lembra do cabelo de Jude Law retocado naquela publicidade de perfume?

    2011/10/1256_madonna-wMadonna em ensaio da “W” de março de 2009: a revista é uma das mais citadas quando o assunto é o uso excessivo do Photoshop © Divulgação

    É muito comum também criarmos o que chamamos de Frankenstein, ou seja, colocar a cabeça de uma foto com o corpo da outra, quando não conseguimos uma foto perfeita. Se somos perfeitos num todo? Longe disso.

    Mas até onde tratar? Onde não tratar? Posso dar dois exemplos, pessoais, para não ficarmos só na hipocrisia que nunca sai de moda: certa vez, quando promovi cirurgia estética nos dentes de uma atriz, e quando convidei uma modelo para fotografar sem maquiagem. A primeira não conto quem é, mas conto a que topou, no segundo exemplo: Jeísa Chiminazzo.

    Este assunto está apenas começando, e ele não se resume às passarelas de desfiles. Que, por conta do caráter midiático e da relevância cultural e social que atingiram, são objeto de análise de todos. Que bom.

    Erika Palomino

    + Todas as Pensatas da Palô aqui!

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar