FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pensata da Palô #25: Marc Jacobs e Tom Ford causam na NYFW
    Pensata da Palô #25: Marc Jacobs e Tom Ford causam na NYFW
    POR

    via @ErikaPalomino

    Começa a temporada de desfiles de verão 2011 em Nova York, o olhar volta às passarelas.

    Como de hábito, todo o mundo prestando atenção em Marc Jacobs, que brinca de anos 70, era Disco, Jodie Foster em “Taxi Driver” (amo, amo, amo), mas também de zigue-zague tipo Missoni e com um perfume do glamour Diane Von Furstenberg.

    Vi o desfile no vídeo do site do estilista. Quase me comoveu a mensagem “obrigado por assistir”, ele agradece. Me lembrei de tempos velhos, das coisas horríveis que já tivemos que fazer para conseguir entrar na sala de desfiles dele em Nova York, ainda naqueles idos em que ser crítico de moda brasileiro significava pertencer à escória do jornalismo fashion global. Tínhamos (eu tinha) verdadeiros pesadelos com a KCD, responsável pelo sitting e pelo PR da marca. Agora, corre por aí que a KCD vai abrir uma filial ou algo parecido no Brasil. Bem…

    O que achei da coleção? Não é a mais brilhante nem mais inesperada ou surpreendente, mas parece adequada aos dias de hoje. É vendedora e tem cores que seduzem, que fazem as mulheres quererem consumir. E deverá ser, como sempre, copiada a torto, a direito e à esquerda. Ah, achei a música linda, o “verão” das Quatro Estações de Vivaldi. E o formato “arredondado” que já havia usado ficou bonito, apesar de deixar as modelos com aquela cara de desespero sem saber fazer a curva (o que no vídeo fica engraçado).

    Lendo os jornais internacionais temos relatos do desfile da volta de Tom Ford ao prêt-à-porter, depois de seis anos distante das passarelas.

    Foram convidadas somente cem pessoas, e consta que todos tiveram de se comprometer a não fotografar o evento. O único fotógrafo autorizado foi Terry Richardson, que como se sabe está longe de ser um fotógrafo de passarela. Segundo o NYT, fotos da coleção de 32 looks estarão no site de sua marca em dezembro, juntamente com um vídeo do desfile.

    Ao mesmo jornal, TF disse que não permitiu fotos porque acha que a moda se tornou super exposta nos últimos tempos, em parte por causa da tecnologia da Internet e do foco nas celebridades. Agora vem as aspas dele: Quero que a moda se torne divertida de novo, como era nos anos 60, e as pessoas não viam a hora de ter as roupas e vesti-las. Acho que perdemos isso.”

    Opa, opa, opa.

    Parece que TF está é com medo da indústria da cópia ou do próprio processo de difusão da moda e da imagem de moda. Ele pretende cobrar um terninho entre US$ 3,5 mil e US$ 5 mil (de novo segundo o NYT), quando as peças chegarem às lojas, mas sabe que antes mesmo de ele conseguir pronunciar o nome Yves Saint Laurent esses desenhos já estariam sendo reproduzidos por aí, e talvez no dia seguinte já poderiam ser comprados não pelas ricas, mas pela massa que consome roupa mundo afora.

    Será que Tom Ford vai conseguir conter o vazamento das imagens (a própria Cathy Horyn postou umas fotinhos das famosas no desfile)?

    2011/10/3036_tom-ford-pensata-da-paloO casting estelar de TF: Beyoncé, Daphne Guinness, Julianne Moore e muitas _muitas!_ tops ©Reprodução via NYT

    E será que esse é o caminho hoje? Será que a moda vai recuperar sua relevância no intenso mundo de hoje se fechando novamente? Elitizando-se novamente? Também me lembro quando precisávamos esperar por meses chegar a revista Collezzioni (e ter dinheiro para comprá-la) para ver as fotos dos desfiles?

    Mais: será que as rycas que podem pagar por uma roupa dele vão deixar de comprar porque em janeiro ou fevereiro (quando as peças chegarem às lojas) esses looks já estariam batidos?

    Pelo que se falou SOBRE a coleção, Tom Ford privilegiou o estilo e não a moda _modal, modinha. Colocou mulheres de diferentes personalidades, corpos, faixas etárias, vivências. E não um casting comum.

    Trouxe buzz à modorrenta semana de desfiles de Nova York. Isso é bastante. Quer provocar frisson e conseguiu, como sempre. E pelo que DISSERAM, as roupas também são lindas.

    Vamos acompanhar os desdobramentos de tudo isso, já que Tom Ford é um player cuja influência nunca se pode descartar.

    Mas que eu não me iluda sobre o agradecimento de Marc Jacobs. Ele é pra sua crescente clientela online. Certo ele.

    <3 <3 <3

    lovelovelove

    Palô

    + Clique aqui para ver TODAS as Pensatas que a Palô já publicou!

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!