FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #MMI Salvador: bate-papo entre Lino Villaventura e Ronaldo Fraga
    #MMI Salvador: bate-papo entre Lino Villaventura e Ronaldo Fraga
    POR

    Via @cotelgramps

    Camila, Lino, Paulo, Marina

    Ontem (17/09), aconteceu no “Pense Moda” do MMI a deliciosa mesa sobre Processos Criativos. Composta pelos representativos estilistas brasileiros 2011/10/3289_Ronaldo Fraga e Lino Villaventura, com mediação _ e provocações, obviamente _ do editor de moda da “MAG!”, Paulo Martinez, um “bate papo descontraído”  se desenvolveu e nele os estilistas falaram abertamente sobre como produzem e pensam moda, de onde vem suas inspirações e de que forma fazem daquilo que pensam, produto, dando algo de uma _ identidade _ a moda nacional.

    “Eu não escolhi essa profissão, escolheram pra mim”. Assim, Lino começa a sua fala, resgatando sua história particular de ingresso no mundo da moda. Convidado a confeccionar peças para pessoas próximas, iniciou seu trabalho com liberdade criativa, produzindo quase que instintivamente. “Fazia a peça e ficava tenso depois, esperando ver a reação da pessoa que havia me pedido”. A partir das boas reações que foi tendo com o passar do tempo, conclui: “Devo ter nascido para fazer isto mesmo”.

    Fraga, por sua vez, comenta da dificuldade que os aspirantes em trabalhar com este setor encontravam até os anos 80, sobretudo no acesso a informações de moda no Brasil. Relembra nomes como Cristina Franco, Regina Guerreiro e Ney Galvão, sobre os quais imprime grande importância na história da moda nacional. “Me perguntava: o que tem de interessante em fazer moda? É só fazer roupa?”. Dessas interrogações, resolveu aventurar-se.

    2011/10/3289_Ronaldo

    De forma _ absurdamente _ informal e bem humorada, Lino e Fraga divagam sobre a necessidade de imprimir, naquilo em que produzem, confeccionam, criam, algo das suas singularidades, referências, estilos. “É impossível para nós fazer algo em que não se mostre uma identidade. Isto, talvez, seja aquilo que nos diferencia”, comenta Lino, ao que Fraga completa: “O mágico de fazer moda é isto, exatamente: interpretar um texto.”

    Acusados pela crítica de fazer moda teatral, os referidos estilistas discutem que seus processos criativos estão  acima do bonito ou feio. Suas “obras”, tecidas sob a espontaneidade de um momento contingente, são a expressão de um árduo trabalho de “remexer imagens, acervos de memória e imaginação até chegar a um produto, uma idéia, uma imagem que me dirija”, como pontua Lino.

    “A cada coleção, eu penso: que história eu quero interpretar agora? Que verdade vou criar?”, comenta 2011/10/3289_Ronaldo Fraga, ressaltando que este é o fundamental de qualquer processo criativo, em que algo do criador esteja impresso na sua criação.

    Deste bate papo, fica clara a importância de que, no processo criativo, tal qual em qualquer labor em que emoção seja força motriz, identidade e referências _ história, cinema, arte, economia, mas sempre traduzido de forma idiossincrática por quem as detém _ estejam no cerne do trabalho. Além disso, Lino VillaVentura e 2011/10/3289_Ronaldo Fraga dão uma aula sobre o que chamamos aqui de Manifesto por uma Moda Discursiva.

    É possível, tendo-os como exemplos de criação e produção em moda, inspirar com as roupas uma outra confecção. O que eles criam é um tecido simbólico, invenção singular, que serve de palco para que a inventividade se desenhe. A moda é sempre outra moda.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!