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    Miuccia & Britney
    Miuccia & Britney
    POR Redação

    Miuccia Prada tocou a nova música de Britney Spears no seu desfile Primavera/Verão 2014 em Milão. E tem mais: Britney cedeu o seu single – uma semana antes da estreia oficial – para o desfile com exclusividade. A canção com título “Work Bitch” começou a tocar no meio da apresentação para deleite (e choque) dos amantes da Prada. Afinal, em um desfile feminista e quase revolucionário, qual é o papel da Britney mesmo?

    Backstage da Prada na semana de moda de Milão Verão 2014 ©Reprodução

    Os bacanões de plantão sentem um prazer imenso em descobrir uma nova banda que ninguém nunca ouviu falar, um designer novo ou um artista desconhecido. Antes gostávamos de descobrir algo novo para nos sentirmos diferentes e especiais. Hoje gostamos de descobrir para compartilhar. Quem está à frente da informação ganha status de formador de opinião no seu grupo de amigos. O amante de moda é curioso por natureza e o senso de descobrimento e encantamento faz parte da nossa busca vital. Logo, entre os fashionistas-extremistas existe um preconceito com tudo que é muito popular e um tal de vira-o-olho para Britney Spears, Kardashians, Big Brother, etc.

    Capa do single “Work Bitch” ©Reprodução

    Essa separação entre o que é realmente cool e o que é realmente popular vem ficando cada vez mais frágil. Começou a perder força quando a Pamela Anderson desfilou para Vivienne Westwood (rainha do punk, tá?) e se concretizou quando Kanye West engravidou Kim Kardashian, que deu à luz o bebê North West. Kim não fazia parte da elite da moda novaiorquina e Kanye forçou sua entrada (de Givenchy florido) com debut no baile do MET, contrariando a poderosa Anna Wintour.

    Voltando à Britney. O blogueiro, jornalista e editor contribuinte da “Harper’s Bazaar” americana, Derek Blasberg, postou no seu Facebook: “Britney Spears, poeta, é a Sylvia Plath da minha geração”. E completou o post, com um trecho da música tocada no desfile: “You want a Lamborghini / Sip martinis / Look hot in a bikini / You better work, bitch!” (Você quer um Lamborghini/Tomar martinis/Ficar gostosa num biquíni/ Melhor trabalhar, vadia!).

    O que a Prada e a Britney têm em comum?

    Nós vivemos em uma época em que cada pessoa é uma marca que vive alimentada por likes. Miuccia Prada e a Britney Spears são ímãs magnéticos do seu público e atraem milhões de likes com tudo o que fazem. O desfile da Prada é sempre o mais esperado da estação e é reproduzido infinitamente. Tudo o que Miuccia faz vira tendência. Britney Spears – mesmo depois de um surto em que raspou o cabelo, ganhou muitos quiilos e agrediu um fotógrafo – nunca deixou de fazer sucesso como cantora. Aliás, cada vez mais afiada, Britney pode ser acusada de ser cafona, não saber cantar, dublar, estar acima do peso de hot pants, mas os seus fãs são muito fiéis e suas músicas estão sempre no topo das paradas. A Prada, quando cria algo tão novo e revolucionário que ninguém entende, também está no topo das paradas da moda. Podemos incluir agora na lista de inovações de Miuccia (sim) o pré-lançamento do single da Britney, antes de todo mundo ouvir, em uma sala com os principais editores de moda do mundo.

    Observar a evolução da Prada é fascinante pois a história da moda está sendo escrita diante dos nossos olhos. Enquanto Hedi Slimane recria Saint Laurent e Lagerfeld recria Chanel, Miuccia Prada cria Prada. Uma moda feita para a nossa época que interpreta nossos sentimentos e os transforma em moda. Britney também reflete a realidade dos nossos tempos. Um exemplo real do que o excesso de exposição na mídia faz com uma pessoa. A musa teve um colapso nervoso em público e uma volta por cima bem lenta – porém firme. No total, já são mais de dez anos de carreira. Sempre no topo.

    As fronteiras entre o cool e o novo vs. o popular, o vulgar e o grotesco estão deixando de ter importância. O que Miuccia Prada está nos dando é uma carta de alforria para gostarmos de tudo que não é cool. Se a música da Britney teve um pré lançamento no desfile mais aguardado da semana de moda de Milão, a fusão de classes, estilos e culturas é a grande novidade do momento. Esse é um momento bacana para deixar qualquer preconceito de lado e abraçar as diferentes culturas como parte relevante da nossa história e, sim, referência de moda, e pra chegar lá we’d better work, bitch.

    Para os que ainda não ouviram a música “Work Bitch”, número 1 em 35 países, assista ao vídeo abaixo:

    Desfile Prada Primavera/Verão 2014:

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