FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição de Alexander McQueen, “Savage Beauty”, entra em cartaz em Londres
    Exposição de Alexander McQueen, “Savage Beauty”, entra em cartaz em Londres
    POR Camila Yahn
    Alexander McQueen Savage Beauty

    Cena da coleção It’s Only a Game, da temporada de Verão 2005 ©Reprodução Victoria & Albert Museum

    A exposição “Alexander McQueen: Savage Beauty” está novamente em cartaz, desta vez no museu Victoria & Albert, em Londres, e é experiência rara de conhecer a fundo o trabalho de um mestre como McQueen.

    Eu a vi no Met, em Nova York, e me lembro que pegamos a maior fila para entrar. Tamanho o sucesso, a mostra foi uma das 10 mais visitadas na história do Metropolitan e detonou uma série de exposições bem sucedidas que abordam o assunto moda. A moda foi parar nos museus e passou a atrair a curiosidade do grande público e não apenas a dos fashionistas.

    Apesar das críticas do lado da arte em relação ao assunto “moda no museu”, se essas exposições fazem sucesso, alguma coisa isso quer dizer sobre a relação da população com a moda.

    No dia da minha visita, as salas estavam abarrotadas, praticamente ninguém lá conhecia o estilista, então havia no ar uma atmosfera curiosa e instigante, que misturava-se a choro de crianças e exclamações do tipo: “o cara era bem louco”.

    No meio de tudo isso, eu chorava meio escondido. Queria aquele espaço só pra mim, para não ter que andar com o fluxo que ia empurrando todo mundo ao mesmo tempo. Mesmo assim, valeu a pena.

    Em primeiro lugar, é uma exposição em que dinheiro não é um problema (parceria com Swarovski). A produção não poupou esforços para exibir todo aquele acervo, de pequenos acessórios a grandes vestidos ícones da carreira de McQueen, então cada sala é instigante porque representa um pedaço da sua mente, um recorte de seu trabalho.

    É a maior retrospectiva do estilista, contemplando desde sua coleção de graduação em 1992 até sua coleção inacabada de Inverno 2010. Seus métodos de corte e construção, suas peças minuciosas, as histórias de suas inspirações, cada desfile memorável, está tudo lá. É de fato uma viagem profunda ao seu universo tão intenso, romântico, rebelde, criativo e dolorido.

    Arrepiou ver Kate Moss flutuando novamente, essa certamente uma das imagens mais incríveis geradas em desfiles na história da moda. O preço de ser genial assim não deve ser barato, como a história vem provando pelas mortes precoces de alguns grandes artistas.

    No novo livro “Gods and Kings”, de Danna Thomas, há uma ótima passagem em que ela conta que, após um desfile de novos estilistas em 93, ele e sua equipe guardaram as roupas em sacos de lixo, esconderam numa lixeira por perto e foram pra balada. No dia seguinte, já no café da manhã, ele lembrou que a sacola havia ficado na rua. Voltou lá correndo, mas os lixeiros já haviam levado embora.

    Outra curiosidade. Quando ele era ainda um jovem designer, foi até Martin Margiela pedir um estágio, mas foi mandado embora de volta pra casa. O motivo? Ele era simplesmente talentoso demais.

    Esse breve relato só para dizer que a mostra vale muito a pena. E não precisa ser um apaixonado pelo McQueen como eu. Se você tiver a oportunidade ou quem estiver por Londres ou na Europa até agosto, não deixe de ver. Pegue a fila que for. E tem título melhor para definir Alexander McQueen? Savage Beauty. É exatamente isso. Rest in peace.

    + Veja como foi a abertura de gala da exposição

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW