FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A arte necessária do consumo inteligente
    A arte necessária do consumo inteligente
    POR Redação

    Nada pode ser tão interessante quanto investir, de fato, na hora de presentear; e uma excelente escolha para esse investimento é “garimpar” preciosidades em uma loja existente em espaços culturais contemporâneos.

    Primeiro, porque se tem a chance de ser eternizado, pois quem recebe um presente exclusivo, costuma guardá-lo para sempre.

    Segundo, porque quem dá um presente inteligente, é visto e lembrado como uma pessoa especial.

    Terceiro, porque o simples fato de ir a um espaço cultural fazer uma compra, pode significar uma evolução pessoal, pois é impossível não ser acrescido de conhecimento útil depois de um passeio desse.

    Quarto, porque a vibe desse presente vai ser a melhor possível, já que nessa intenção, certamente está embutido o desejo de felicidade plena, que alguém só é capaz de conquistar, aprendendo a valorizar o que realmente tem importância.

    Quinto: provas de carinho/amor são indispensáveis, e praticar o consumo para isso é necessário; mas a prática irracional do consumo é justamente a grande responsável por essa falta de amor nas relações, porque o afeto, respeito, etc., não podem ser trocados por valor material. Isso é uma farsa, e a manifestação desses sentimentos tem que ser de verdade.

    Sexto: parar para pensar no porque de estar fazendo, falando, comprando tal coisa, faz uma diferença enorme, principalmente com relação à preservação do meio ambiente; e responsabilidade socioambiental é dever de todos.

    Enfim: vale pensar se a demonstração de amor através da compra de um presente será mesmo mais eficiente do que uma ação surpresa, como a produção de um momento a sós em um local novo, a preparação de um prato ou a confecção de um presente feito à mão por você mesmo, e coisas luxuosas desse tipo. Afinal, exclusividade é o novo luxo. E todo mundo que interessa gosta é disso.

    Se depois dessa avaliação, a decisão for mesmo comprar um presente, aqui em São Paulo, eu indico esses espaços (porque amo):

    Loja do MUBE e produtos do MAM © Divulgação e fachada do Tomie Ohtake © Mônica Horta)

    O MAM, além de estar no adorável Ibirapuera, e poder usufruir tudo o que ele oferece, de exposições e eventos incríveis, a um restaurante/café com uma vista valiosa, entrar na sua “lojinha” é puro prazer, porque lá tem arte, literatura e objetos funcionais da melhor qualidade.

    O MUBE é uma sugestão deliciosa de passeio, porque sua programação é bacanérrima…além disso, tem um restaurante incrível {e acessível}, e fica ao ladinho do MIS. Na sua loja é possível encontrar uma variedade superinteressante de arte popular, inclusive sustentável.

    O Instituto Tomie Ohtake é o meu predileto. Seu prédio é absurdamente moderno, com estrutura completa, e sua programação de exposições, cursos e eventos é impecável. Na loja IT, que integra o espaço, é possível encontrar trabalhos exclusivos de designers geniais.

    Não deixe de ver
    Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
    ORIBA abre duas novas lojas em São Paulo
    Nova coleção da BOTTLETOP ganha campanha ‘MEMPHIS DREAM’