Por Daniela Polis*, em colaboração para o FFW
Eu acompanho Melissa desde que ela era a “sandália da abelhinha”, e a vi ganhar o Brasil e o mundo por meio da constante evolução dos modelos e do material dos calçados. Por isso, quando soube que a marca iria apresentar a sua coleção de inverno em um desfile, oscilei muito entre a ansiedade e a curiosidade. Até que o desfile aconteceu na última sexta-feira (01.11) e eu pude ver os sapatos de plástico ganharem as passarelas.
Ao entrar na Sala 3, já pudemos ver o efeito visual que foi criado para o desfile – na sala escura brilhavam diversas bolsas Refraction, no mesmo material usado para fazer dois sapatos em parceria com Vivienne Westwood, que também brilham no escuro, e ao fundo podíamos ver o logo da nova coleção estampado – Melissa Nation.
A (ótima) Orquestra Voadora começou a tocar e logo depois veio a primeira modelo desfilando por uma passarela toda desconstruída e formada por cubos em diversos níveis, para que todos pudessem ver os sapatos de vários ângulos. Alguns monitores também estavam instalados pelo local, mostrando um close dos modelos, para que pudéssemos ver todos os detalhes enquanto as garotas passeavam pelo caminho de cubos coloridos.
A Melissa Nation trouxe a inspiração de diversos lugares e culturas não só para o figurino colorido e étnico das modelos, mas também para os sapatos. A mistura de cores e efeitos me agradou muito! Além do tradicional flocado (material aveludado), tivemos também muitos materiais que imitavam a aparência de couro e que criaram um efeito lindo. Inclusive muitos dos modelos, como a Boho e a bota Satyr, podem ser até confundidos como sendo de outros materiais que não plástico. A Boho, aliás, foi paixão à primeira vista, juntamente com a Tailoring, que vai ser uma ótima pedida para quem trabalha com roupas mais formais.
Foi legal ver também ao vivo os modelos assinados por Karl Lagerfeld, que até então só tinha visto através de imagens de divulgação, e que ao vivo se mostraram ainda mais bonitas. São modelos bem marcantes e em cores que com certeza agradaram, principalmente a Glove Love e a Ultragirl Heel em amarelo neon. E com certeza o que amei foi ver a parceria com Gareth Pugh voltando em um modelo totalmente novo e cheio de personalidade.
Sem contar que a imagem de moda criada pelos stylists Daniel Ueda e Pedro Sales é forte, vibrante e colorida, tudo a ver com a identidade da Melissa. Os lindos looks étnicos montados para o desfile couberam como uma luva no tema da coleção, Melissa Nation.
No final, todas as modelos entraram pela passarela e pararam, cada uma em um cubo, enquanto a banda tocava e a plateia aplaudia de pé. Foi um desfile memorável, e não só por ser o primeiro, mas também por mostrar ali que Melissa vai além de sapatos de plástico – é sonho, cultura, estilo de vida. E que ali naquela passarela com certeza estava presente um pouco de cada consumidora da marca.