FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Faculdade de blogueira? O primeiro dia de aula da graduação em mídias sociais da Belas Artes
    Faculdade de blogueira? O primeiro dia de aula da graduação em mídias sociais da Belas Artes
    POR Redação
    Curso de blogueira aula belas artes faculdade 1

    Carol Garcia, coordenadora do curso, e Carolina Guerreiro, do Projeto Passista, na aula inaugural do curso de Mídias Sociais Digitais da Belas Artes ©Marcela Duarte

    As três mudanças de data só aumentaram a minha expectativa para o início das aulas do novo curso de Mídias Sociais Digitais do Centro Universitário Belas Artes. Na verdade, eu não iria fazer o programa inteiro, mas apenas acompanhar o primeiro dia de uma graduação inédita no mercado voltada para quem quer trabalhar com mídias sociais de marcas, empresas e negócios digitais. Eu imaginava quem seriam os (as) inscritos (as) de um curso que ganhou o apelido, no meio da moda, de “faculdade de blogueira” — e, principalmente, se eu não estaria destoando do #ootd. Cheguei seis minutos atrasada à aula. Carol Garcia e Alice Ferraz, coordenadora e mentora da graduação respectivamente, já falavam com os alunos quando entrei no auditório, e isso facilitou para que eu me juntasse à turma do fundão. Dali pude observar os 34 estudantes, a maior parte entre 20 e 30 anos: espiei vários tênis Vans e Converse, muito jeans e camisa xadrez, nada muito distante do que se vê do pessoal saindo da Cásper Líbero, na Paulista. Nada de grife que tenha me chamado a atenção, mas achei inusitado perceber duas amigas hipermaquiadas, como se tivessem acabado de gravar um tutorial (uma inclusive assistia à aula por trás de um par de cílios postiços). O marketing do curso (com fotos e frases de blogueiras como Camila Coelho, Lalá Noleto e Helena Lunardelli) funcionou e o número de mulheres era de sete para um, numa conta de cabeça.

    curso-de-midias-sociais-digitais-belas-artes

    Material de divulgação da graduação em Mídias Sociais Digitais: “Eu sou blogueira, essa é a minha profissão, e agora pode ser a sua” ©Reprodução

    A conversa com Alice na Welcoming Class 2015#1 — também conhecida como aula inaugural — teve que ser via Skype porque ela estava na semana de moda de Londres. A turma em silêncio ouvia atentamente o relato sobre o desfile da Burberry, algumas horas antes, e como foi ver de perto Mario Testino, Kate Moss, Naomi Campbell e Cara Delevingne, entre outros. “Amanhã vou acordar cedo para ir para Milão. Não é fácil ficar um mês longe de casa”, disse a fundadora do F*Hits, plataforma que reúne 27 blogs, acumulando mais de 9 milhões de visitas únicas por mês.

    Todos ficaram muito impressionados com o relato, mas a convidada seguinte os trouxe de volta à terra firme. Carolina Guerreiro sempre sonhou em ser passista de escola de samba, mas era gordinha. Resolveu emagrecer e fez isso contando seu dia a dia no Projeto Passista, no Facebook. Hoje a fanpage tem mais de 33 mil curtidas e Carolina até já apareceu na Ana Maria Braga, mas ainda não ganhou um centavo. O próximo passo é criar um site para começar a rentabilizar, mas ela ainda tem muitas dúvidas sobre como fazer isso — mais dúvidas do que certezas. Para os estudantes, que têm questionamentos parecidos sobre seus projetos, a expectativa é que essas respostas venham ao longo do curso.

    Quando a professora de Teoria das Mídias Márcia Siqueira perguntou “quem tem blog”, mais ou menos metade da turma levantou a mão — e a maior parte desses está ali porque quer investir nos projetos pessoais. Mas muita gente também estava ali porque trabalha em agência de publicidade ou em empresas e sente falta de entender um pouco mais de mídias sociais. É o caso de Amanda Rodrigues, de 24 anos, que trabalha como redatora no site de compras Shop2gether. Ela se formou em 2013 em Design de Moda pela Anhembi-Morumbi, mas gostou da experiência com texto e agora pretende aprender um pouco mais e, na sequência, fazer um curso de jornalismo. “Aqui é a metade do caminho. Quero entender o meio, mas isso não quer dizer que eu queira ser blogger. Meu sonho é trabalhar em uma revista impressa, mas sei que isso é como se eu estivesse voltando no tempo”, disse a jovem, que paga uma mensalidade de R$ 1.980.

    Curso de blogueira aula belas artes faculdade 2

    A aluna Amanda Rodrigues, que decidiu fazer o curso para começar a migrar para o jornalismo ©Marcela Duarte

    Para estar ali diariamente, Amanda vai ter que acordar às 6h40 (nos dias que for à academia vai programar o relógio para as 5h40) e chegar ao trabalho às 8h12 (“nenhum minuto a mais nem a menos”). Sai do Shop2gether, perto da Paulista, às 18h para estar na Belas Artes, na Vila Mariana, às 19h. Nos dias em que a aula for até o último minuto, 23h20, ela chegará em casa por volta da meia noite e meia. A estudante vai comprar um carro e espera que isso lhe ajude a gastar menos tempo nos deslocamentos.

    Curso de blogueira aula belas artes faculdade 3

    Aula da professora Janaíra França, de Digital Branding ©Marcela Duarte

    A última aula do dia deu uma ideia para os alunos da velocidade em que eles terão de trabalhar. “A internet com 40 anos é muito jovem, não existe nada consolidado. O que se discute em sala de aula amanhã não vale mais”, disse Janaíra França, docente de Digital Branding. Ela propôs aos estudantes que discutissem em grupos quais eram suas expectativas para o curso, para a professora e para os colegas. Uma atividade aparentemente simples, mas que revelou uma grande preocupação de parte da turma: se o curso seria voltado apenas para blogueiros, já que os debates até então tinham blogs como case. A questão partiu do chileno Ricardo Fuenzalida, que há quatro anos mora em São Paulo e que no ano passado abriu o Cocktail Channel, um canal no YouTube sobre coquetelaria. “Já rendeu, mas ainda não paga as minhas contas. Preciso formatar melhor o projeto para torna-lo rentável”, disse ele explicando o que fazia ali. Enquanto não é possível viver às custas da plataforma, ele segue trabalhando para uma empresa de design.

    Curso de blogueira aula belas artes faculdade 4

    Ricardo Fuenzalida, fundador do Cocktail Channel ©Marcela Duarte

    “O curso é focado em negócio. Não vamos olhar só para um setor”, avisou a professora Janaíra. Ela ressaltou a importância que todos participem apresentando situações vividas no trabalho ou em seus projetos, lembrando a máxima de que quem faz o curso é o aluno, especialmente quando se está em uma primeira turma.

    Não deixe de ver
    A Chanel ainda vale o preço que cobra?
    Chinesa Temu chega ao Brasil em 2024
    Inditex, dona da Zara, lança marca para competir com a Shein
    Usher como modelo da Skims, o novo diretor criativo da GAP, vendas da Kering em queda e mais!
    Arezzo e Grupo Soma confirmam fusão para formar empresa de R$ 12 bilhões
    Arezzo e Grupo Soma se preparam para uma possível fusão
    Ação judicial entre a Chanel e a WGACA tem início em NY
    O que o sucesso do Ssense tem a ensinar para os e-commerces de moda?
    Farfetch é comprada pela sulcoreana Coupang
    O consumo de fast fashion no Brasil