FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Confira os reviews e as fotos dos principais desfiles da #LFW
    Confira os reviews e as fotos dos principais desfiles da #LFW
    POR Redação

    Seguindo o calendário internacional, chegamos à semana de moda de Londres para o Inverno 2012/2013. Segunda na sequência que inclui Nova York, Milão e Paris, a capital britânica é palco de diversas marcas e estilistas conhecidos, como Burberry, Vivienne Westwood e Mark Fast, entre outros. Confira abaixo as fotos das coleções mais importantes, com os links para a nossa seção de desfiles, onde você poderá ver com detalhes todos os looks na nossa ferramenta de superzoom.

    Roksanda Ilincic

    Looks da coleção Roksanda Ilincic Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Partindo da ideia de “roupas de fim de semana ou de descanso, o tipo de coisa que você veste quando está confortável em casa”, a estilista Roksanda Ilincic apresentou um Inverno 2012/2013 bastante comercial e fácil de usar — embora seja difícil imaginar alguém que se contente em usar essas peças só para ficar em casa. Alguns momentos da apresentação surgiram mais pesados, com o uso de muita pele de raposa e de proporções exageradas. Os melhores looks, porém, foram os que seguiram a proposta inicial da estilista, de elegância clean.

    McQ Alexander McQueen

    Looks da coleção McQ Alexander McQueen Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Pela primeira vez apresentada em forma de desfile desde a sua criação, há seis anos, a McQ mostrou um Inverno 2012/2013 elogiado, que a “Vogue” britânica definiu como “sensacional”. A inspiração foi claramente militar, mas sob a batuta de Sarah Burton, a coleção teve um equilíbrio certeiro entre impacto visual, rigor técnico, usabilidade e feminilidade. Os looks começam com mais severidade, fechados, em cores escuras, mas rapidamente vão ganhado leveza — especialmente na parte feminina. Rendas, transparências, cores vivas, tules e adornos florais vão aparecendo look a look, até culminarem na entrada final, protagonizada por Kristen McMenamy, em um vestido branco acinturado de comprimento midi, com camadas e mais camadas de tule.

    Burberry Prorsum

    Looks da coleção Burberry Prorsum Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Com o tema “Cidade e Campo”, Christopher Bailey propôs a criação de uma ponte que unisse esses dois estilos divergentes; o resultado, como engraçadamente resumiu Suzy Menkes, do “International Herald Tribune”, pode ser “aproximadamente traduzido em luvas cravejadas de tachas segurando bolsas com enfeites de animais”. Piadas à parte, a Burberry apresentou um Inverno 2012/2013 prático, jovial e desejável, com ótimas opções de ternos com gravata skinny para eles, e muitos casacos e saias com babados diagonais para elas. Os enormes bolsos laterais e o peplum que veio em grande parte dos looks podem ser um desafio para a vida real, mas eles criaram um efeito bonito na passarela. Detalhe para as luvas com tachas citadas por Suzy Menkes, e para os guarda-chuvas com alças em formatos de cabeça de cachorro e pato, usados ao fim do desfile, que teve chuva artificial.

    Christopher Kane

    Looks da coleção Christopher Kane Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    O ponto de partida de Christopher Kane para esta temporada foi uma imagem clicada pelo fotógrafo Joseph Szabo que mostra uma garota usando um vestido de moiré. E esse visual de tecido ondeado realmente veio forte na coleção, mas o estilista escolheu trabalhar com muitas outras texturas em combinações inusitadas, mas que, ainda assim, resultavam em looks sóbrios e usáveis. Como escreveu Suzy Menkes, do “International Herald Tribune”, Christopher Kane “cuidadosamente trabalhou para fazer tecidos inesperados, combinações estranhas e construções sutis parecerem enganosamente simples” — o grande trunfo do estilista.

    Peter Pilotto

    Looks da coleção Peter Pilotto Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Representante da frente de grifes da London Fashion Week que têm como principal atrativo o trabalho de estamparia, a Peter Pilotto não decepcionou os fãs nesta temporada e apresentou uma coleção vibrante inspirada em subculturas asiáticas. Azuis, amarelos e verdes foram as cores principais do Inverno 2012/2013 da marca, que aproveitou as estampas gráficas em praticamente todos os looks da coleção — e mesmo quando a peça não levava a estampa, ela vinha com o padrão de cores ácidas da temporada, como foi o caso das peles de raposa. A silhueta veio seca e ajustada ao corpo (mas sem restringir os movimentos), e com muitos detalhes de vazados e tiras transpassadas na parte do colo dos vestidos. Ponto para as jaquetas da coleção, volumosas e atraentes.

    Matthew Williamson

    Looks da coleção Matthew Williamson Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Em 2012 Matthew Williamson completa 15 anos de marca, e para este Inverno 2012/2013, ele apresenta uma coleção que mistura passado e futuro com referências setentistas e do look boêmio que o fez famoso, combinados a elementos com um quê de futurismo/tecnologia — como as estampas do início do desfile, que lembram circuitos elétricos. Apesar de este ser um desfile de inverno, há relativamente poucas propostas de casacos e jaquetas; o foco ficou com os vestidos de festa, especialidade de Williamson. Destaque para os vestidos curtos, sem mangas e de silhuetas básicas, próximas ao corpo, mas com o detalhe sensual do vazado na altura das costelas.

    Vivienne Westwood Red Label

    Looks da coleção Vivienne Westwood Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Vivienne Westwood decidiu baixar o tom da teatralidade do desfile para este Inverno 2012/2013 (vide a maquiagem e cabelos-statement de estações passadas, combinadas às caras e bocas que as modelos faziam para os fotógrafos), mas isso não quer dizer que a estilista estivesse fugindo de suas raízes. Muito pelo contrário: a proposta da marca para esta temporada foi justamente falar sobre o espírito britânico, usando como meio a combinação do domínio técnico da alfaiataria + a subversão e irreverência que caracterizam o trabalho da estilista. Na passarela, muitos casacos e jaquetinhas assimétricas, peças amplas cheias de movimento, estampas étnicas e o clássico xadrez, e o detalhe das tatuagens desenhadas nas pernas, mãos e pescoço das modelos.

    Issa London

     Looks da coleção Issa London Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Inspirada na ideia de uma jornada de Moscou a Pequim, a estilista brasileira Daniella Issa Helayel apresentou uma coleção recheada de referências às roupas usadas na Rússia, Mongólia, Índia e China. Combinações estampadas de vestido + legging surgiram em várias estampas étnicas, seguidas por looks com chapéus e adornos de peles e peças bordadas com motivos chineses. No tudo-ao-mesmo-tempo-agora que foi o desfile, que incluiu por exemplo um look bordado com manguinhas de pele com legging de veludo, houve espaço também para vestidos com um quê de anos 1930, além, é claro, de peças prontas para virarem parte do guarda-roupa de Kate Middleton, cliente mais famosa da Issa.

    Basso & Brooke

     Looks da coleção Basso & Brooke Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Pensando na possibilidade de que 2012 marque mesmo o fim do mundo — e aproveitando o lado libertador dessa ideia — a Basso & Brooke apresentou uma coleção desenvolvida sobre um sentimento de liberdade. Bruno Basso, metade da dupla responsável pelas estampas, após ler a biografia de Matisse, se inspirou pela maneira como o artista, ao fim de sua vida, passou a se permitir explorar novas possibilidades de criação com o trabalho de colagens. Assim, para o Inverno 2012/2013 da Basso & Brooke, as famosas estampas da grife vêm com cara nova, assimétricas e quase como colagens de várias estampas e texturas maximizadas. Por sua vez, livre da “obrigação” de ter que respeitar a simetria das estampas, Christopher Brooke teve mais liberdade para controlar o corte das peças. O resultado foi uma coleção cool e que trouxe, além da novidade das estampas assimétricas, o destaque para o knitwear e para as ótimas bolsas estampadas em parceria com a Cambridge Satchel Company.

    17 de fevereiro (sexta-feira)
    11h00 Bora Aksu
    13h00 Felder Felder
    15h00 PPQ
    16h00 Basso & Brooke

    18 de fevereiro (sábado)
    11h00 Aquascutum
    12h00 House of Holland
    13h00 John Rocha
    15h00 Todd Lynn
    16h00 Temperley London
    17h00 Issa London

    19 de fevereiro (domingo)
    08h00 Mulberry
    09h00 Nicole Farhi
    10h00 Marios Schwab
    12h00 Vivienne Westwood Red Label
    13h00 Unique
    14h00 Paul Smith
    15h00 Jonathan Saunders
    17h00 Matthew Williamson
    18h00 Acne

    20 de fevereiro (segunda-feira)
    07h00 Peter Pilotto
    08h00 Antonio Berardi
    09h00 Pringle of Scotland
    10h00 Christopher Kane
    12h00 Erdem
    13h00 Mark Fast
    14h00 Burberry
    16h00 Giles
    18h00 McQ Alexander McQueen

    21 de fevereiro (terça-feira)
    07h00 Mary Katrantzou
    09h00 Roksanda Ilincic
    12h00 Meadham Kirchhoff
    14h00 Emilio de la Morena

    22 de fevereiro (quarta)
    10h15 Topman Design
    16h00 RAKE

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar