FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview: veja o que vem por aí para o Outono-Inverno 2012/2013
    Preview: veja o que vem por aí para o Outono-Inverno 2012/2013
    POR Redação

    As quatro “megatendências” do Outono-Inverno 2012/2013 ©Divulgação / Stylesight

    Você pode até achar que ainda é muito cedo para falar sobre os elementos que guiarão a temporada de frio de 2012, mas a indústria da moda trabalha essas informações com cerca de dois anos de antecedência à chegada das coleções às lojas. “As meninas da área de desenvolvimento de estampas passam o tempo indo e voltando entre o que será feito daqui a dois anos e o que está sendo feito agora; é meio ‘De Volta para o Futuro’”, comenta Gabriella Pascolato Costa, diretora da tecelagem Santaconstancia, onde aconteceu a palestra sobre os caminhos da moda ministrada pelo bureau de tendências Stylesight.

    Jorge Greenberg, diretor de marketing do bureau, foi quem fez a apresentação do que ele chamou de “megatendências”: quatro grandes direcionamentos subdivididos em quatro segmentos menores, todos eles repletos de referências ao mundo da moda, design, arquitetura e música. Mas no geral, qual a principal característica do Inverno 2012/2013? O olhar exclusivamente voltado para o futuro. “Estamos sempre pensando no que já aconteceu para prever o que haverá de ‘novo’; nas últimas estações vimos a força dos anos 1940, 1980, 1970. Já nesta temporada, vamos olhar pra frente e deixar o vintage um pouco de lado”, ele afirmou.

    Veja os 10 princípios resumidos das megatendências do Stylesight, que deverão guiar o Outono-Inverno 2012/2013:

    1 – “Go tonal”: afastando-se daquele visual Gucci da mistura de várias cores vibrantes, o próximo inverno tem no máximo duas famílias de cores por look. Esse princípio é derivado do olhar para o Oriente e da busca por equilíbrio, e faz referência às vestimentas usadas em rituais de meditação e nas roupas de cor única dos monges tibetanos.

    Uma das imagens de referência mostradas durante a palestra do Stylesight: o vermelho como símbolo da paixão humana capaz de promover transformações ©Nick Knight

    2 – “Red is the new black”: a frase, dita por Rei Kawakubo nos anos 1980, volta com tudo para o Outono-Inverno 2012/2013. O preto e o branco viram cores de suporte e abram espaço para o vermelho, que ganha novas possibilidades de uso, como nas listras vermelhas e brancas como alternativa ao clássico preto e branco; ou no vermelho + branco + azul, mas de uma forma mais sofisticada, fugindo do náutico.

    3 – “Out of the blue”: a indústria do denim se afasta das onipresentes variações de azul e investe em cores como o verde e o cinza.

    4 – “Artisan finishes”: o acabamento artesanal e único é valorizado. Sci-fi tribal — a tecnologia de ponta é utilizada para representar a simplicidade da natureza.

    5 – “Super size me”: o Outono-Inverno 2012/2013 pede a exploração de possibilidades de materiais, texturas e proporções – os tamanhos serão maximizados, como nos tricôs pelo menos dois números maiores que o normal.

    Camisetas feitas de folhas, obra de Dave Rittinger, uma das imagens de referência usadas na palestra do Stylesight ©Dave Rittinger

    6 – “Wild Animals”: o olhar se volta para a natureza e na busca pelo nosso lado selvagem. Em vez de Nova York, as referências surgem das florestas, o que resulta na fascinação pelos animais e suas peles, pelos e penas.

    7 – “Subtractive cuts”: a busca por novas perspectivas e modos de pensar. O retrô é completamente abandonado e abre espaço para uma realidade genuinamente original.

    8 – “Elevated sportswear”: o sportswear ganha sofisticação e invade a cultura urbana.

    9 – “Get transparent”: a transparência, usualmente reservada à vestimenta feminina, chega ao menswear e até à arquitetura.

    10 – “Go digital”: novas tecnologias viabilizam a criação de formas nunca antes imaginadas. O “artesanato” é renovado na era digital, com precisão e proporções exatas, como em pregas milimetricamente calculadas.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!